o que é a Osteopatia
Sangue Arterial: o Elixir da Saúde
A Osteopatia tem apenas um principio teórico: para haver Saúde tem de haver circulação de Fluidos. Principalmente sangue arterial e venoso, normal excreção dos órgãos e regular funcionamento do sistema neurológico. É uma terapia manual isenta de artefatos ou equipamentos coadjuvantes como tal é natural, biologicamente integrada (respeita a anatomia e fisiologia), conservadora da integridade do corpo.
Corpo humano: Uma Hierarquia Circular
É importante indicar que as estruturas do corpo tem uma hierarquia ainda que a mesma seja circular. As estruturas que nos indicamos como mais importantes dependem daquelas que consideramos menos.
primazia do Sistema Circulatório
As estruturas mais importantes do corpo, sob ponto vista da Saúde, são por esta ordem: sistema circulatório (pequena e grande circulação onde se incluem os pulmões), vísceras e sistema nervoso (pois se algum nervo não tiver uma artéria e uma veia a irrigar fica bloqueado), articulações, ossos, músculos, ligamentos, tendões, outros tipos de tecido conjuntivo (fáscia, aponevroses e membranas).
Fáscia: A chave mestra do corpo
Uma artéria pode estar estenosada (bloqueada) por fáscia por exemplo a carótida externa, ou um nervo comprimido por uma articulação numa luxação do rádio distal, o controlo de um órgão pode ser afetado por ligamentos e fáscia como acontece ao soalho pélvico que afeta a próstata , o funcionamento de uma víscera pode ser bloqueado por fáscia no caso dos pulmões e pleura ou do miocárdio e pericárdio.
Estes são exemplos da interdependência deste ranking, No entanto quando ajudamos um paciente a melhorar a sua condição fisiológica é extremamente importante o reconhecimento desta hierarquia, quanto mais alta for a estrutura bloqueada maior será o impacto na fisiologia da pessoa. Por outras palavras uma estenose de uma artéria é muito mais preocupante para a globalidade da Saúde do que hipertonicidade de um músculo, ainda que a mesma possa ser uma resposta fisiológica a uma disfunção de ordem superior.
Eliminar a Causa da Dor
O que propomos é continuar a mobilizar o corpo humano, através de terapia manual, favorecendo os processos fisiológicos de autodefesa do corpo e eliminando restrições que perturbem o fluxo natural; pretendemos eliminar a causa da dor.
A Homeostase depende da Integridade do Corpo Humano
A nossa filosofia segue os princípios da Osteopatia, ciência que resulta da aplicação prática, da Anatomia e da Fisiologia. Consideramos que o corpo é uma unidade; as causas das dores muitas vezes não se localizam no sitio onde se manifestam. O corpo humano tem capacidades de auto-defesa contra ameaças externas e internas; com as técnicas manipulativas exercemos um efeito físico exógeno que fortalece a integridade do corpo. Toda a ação da terapia manipulativa osteopática depreende a fluidez das estruturas internas, basta lembrar que 70 % do organismo é água, e portanto completamente aptas a serem movimentadas por processos físicos. A mobilidade que se pretende atingir tem repercussões na estrutura anatômica e fisiológica, eliminando a dor em diferentes graus, por métodos estritamente naturais.
Muitas abordagens: uma TERAPÊUTICA natural
A prática da Osteopatia, tem um quadro teórico desenvolvido, cuja construção tem mais de um século. Não só nos E.U.A. onde existem mais de 25 Universidades dedicadas ao seu ensino, formando médicos osteopatas, com o mesmo reconhecimento que os médicos alopatas. No Reino Unido, a Osteopatia enquanto ciência tem sido desenvolvida de uma forma mais especifica destinada a tratar disfunções músculo-esqueléticas; noutros países de influência anglo-saxônica, como a Austrália, Nova-Zelândia, África do Sul, também se adotou esta perspectiva. Em França por influência de Jean Pierre Barral desde o inicio de 1980 foi adotada uma abordagem mais sensível e conhecedora das estruturas internas nomeadamente o enfoque visceral, circulatório e neurológico. Os princípios remontam a A. Still que nas suas obras mais importantes já indicava a necessidade em tratar estas estruturas para melhorar a Saúde.
A Osteopatia está fundamentada pela legislação portuguesa
Em Portugal a Osteopatia está enquadrada pela Lei n.º 45/2003 de 22 de Agosto e Lei n.º 71/2013 de 2 de Setembro e pela Portaria 207 - B/2014 de 8 de Outubro.
A Osteopatia permite reduzir ou eliminar muitas dores circulatórias, viscerais, neurológicas e músculo-esqueléticas, através de métodos naturais e conservadores. É holística e fundamentada cientificamente.